Camila Veneo Campos Fonseca

Camila Veneo Campos Fonseca

Eixo: Cadeias de Valor
Cargo: Professora Doutora
Universidade Estadual de Campinas

Pós-Doutoranda na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Doutora em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2019), com Mestrado em Teoria Econômica pela mesma instituição (UNICAMP, 2015) e Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2012). Atualmente é docente do Instituto de Economia da UNICAMP (IE/UNICAMP) e pesquisadora do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) e do Núcleo de Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente (NEA+). Desenvolve pesquisas e atua como consultora nas áreas de políticas públicas, finanças e economia industrial e da tecnologia, atuando principalmente nas áreas relacionadas à economia de empresas, financeirização e política pública.

(1) MAIA, A. G. ; FONSECA, CAMILA ; SILVEIRA, R. L. F. ; BURNEY, J. ; CESANO, D. . Climate resilience programmes and technical efficiency: evidence from the smallholder dairy farmers in the Brazilian semi-arid region. Climate and Development, p. 1-11, 2021.

(2) CAMPOS FONSECA, CAMILA VENEO; SILVEIRA, RODRIGO LANNA FRANCO DA ; HIRATUKA, CELIO . The influence of heterogeneous institutional investors on company strategies in emerging countries: Evidence from Brazil. Competition & Change, v. 23, p. 460-480, 2019.

Qual estudo do INCT está envolvido?

Análise das causas da heterogeneidade entre unidades executoras do PNAE no município de São Paulo.

O que o INCT representa para mim?

O INCT é uma oportunidade única de juntar esforços em prol de um tema tão relevante quanto o combate à fome. O projeto, ainda que no eixo das cadeias de valor, tem interface direta com o eixo das políticas públicas, pois se debruça sobre a governança municipal (desenho institucional) de uma política pública extremamente relevante, de caráter intersetorial: o PNAE. Além de compreender de forma mais aprofundada a execução da política no nível subnacional, a ideia é aproximar a academia da gestão pública, colaborando na proposição de soluções inovadoras para os desafios diagnosticados.