Claudemir Edson Viana

Claudemir Edson Viana

Eixo: Comunicação
Cargo: Docente e pesquisador
Escola de Comunicações e Artes (USP)

Docente e pesquisador da Escola de Comunicações e Artes da USP, atua na Licenciatura em Educomunicação e no Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação. Sou coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação, atrelada à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Atuo como secretário executivo da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação. E sou o líder do grupo de pesquisa no CNPq de Epistemologia da Educomunicação.

(1) Educom. Saúde-SP – de 2019 a 2022 atuei como coordenador especialista em Educomunicação no curso de formação em serviço com 100h, a distância, oferecido para servidores da saúde do estado de São Paulo, sobre a Educomunicação e a aplicação de suas práticas em planos de ação educomunicativos em saúde, nos territórios e com as comunidades onde atuam contra a epidemia de dengue, chicungunha, zika. Resultou o projeto em 450 diplomados de 243 cidades. Tenho artigos publicados a respeito da experiência e do projeto: VIANA, Claudemir E; NEVES, Irma. Qual educomunicação nas políticas públicas em Saúde?. In: FIUZA, Patricia Jantsch; MARTINI , Rafael Gué; SARTORI, Ademilde Silveira (org.) Educomunicação em Tempos de Pandemia: Práticas e Desafios. ABPEducom/UDESC/FAPES. 2021. p. 123-129. ISBN 978-65-87460-05-5.

(2) Educomunicação e cultura infantojuvenil: da leitura crítica ao protagonismo cidadão. Desde meu mestrado e do meu doutorado, ambos defendidos na ECA-USP , que venho construindo conhecimentos sobre a relação entre crianças e jovens com seus mundos, nos quais acontecem interfaces entre comunicação e educação que fortalecem a ética e a educação cívica de que tanto precisamos em tempos de confrontos, violência, perseguições, discursos de ódio, inversão de valores sociais, infodemia, desinformação, fake news etc. Criei uma disciplina na Pós Graduação na ECA sobre o tema, e temos um e-book e livro impresso publicados, e gratuitos, que resultou de pesquisas realizadas com discentes da disciplina no decorrer de cinco anos. Abaixo, algumas publicações que indicam este percurso. VIANA, Claudemir E; ALMEIDA, Raíja Maria Vanderlei de. O Protagonismo infantojuvenil nos processos educomunicativos. 1. ed. — São Paulo : Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação : Instituto Palavra Aberta, 2021. ISBN 978-65-87460-04-8.

(3) SOARES, I. O.; VIANA, C. E. Trajetórias da Educomunicação nas Políticas Públicas e a Formação de seus Profissionais (Org.). ABPEducom, Palavra Aberta. 2021. p.108-130.ISBN-13 (15) 978-65-87460-03-1.

(4) VIANA, Claudemir E. MEDEIROS, Juliana de Pádua Silva, PEREIRA, Michele Marques (Org.). Cultura infantojuvenil na perspectiva da educomunicação.Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação e Palavra Aberta. São Paulo. 2020.ISBN 978-65-87460-01-7.

(5) VIANA, Claudemir Edson. Cultura infantojuvenil contemporânea na perspectiva da educomunicação: investigações sobre crianças e jovens quanto ao uso de mídias e internet. IN: Cultura infantojuvenil na perspectiva da educomunicação. Claudemir E Viana, Juliana P. S. Medeiros e Michele M. Pereira (Org.). Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação e Palavra Aberta.P 15-38. São Paulo. 2020.ISBN 978-65-87460-01-7.

Qual estudo do INCT está envolvido?

Estudos do INCT, por enquanto, em que estou envolvido são relativos ao trabalho inicial de organizar o subeixo de Educação e Comunicação.

O que o INCT representa para mim?

Uma grande oportunidade de contribuir para a pesquisa e a intervenção que subsidiem o combate à fome no Brasil, e que fortaleçam a educação nutricional e o direito à alimentação saudável, por meio de conhecimentos teórico-práticos da Educomunicação.