Daniela Vianna

Daniela Vianna

Eixo: Comunicação
Cargo: Pós-doutoranda
Instituto de Estudos Avançados (USP)

Jornalista (UFRGS), com dez anos de experiência em redações, trabalha com comunicação ambiental, climática, científica e de sustentabilidade desde 2003. Tem especialização em Saúde Ambiental (FSP/USP), doutorado em Ciências Ambientais (PROCAM/USP), pós-doutorado em Comunicação Climática (Center for Climate Change Communication/George Mason University/EUA) e atualmente é pós-doutoranda do Saúde Planetária Brasil (IEA/USP) e bolsista do USP Susten.

(1) Coordenação da comunicação do Planetary Health Annual Meeting 2021, realizado em parceria entre USP e Planetary Health Alliance (cinco mil inscritos de 130 países).

(2) Responsável pela comunicação estratégica do Saúde Planetária Brasil (IEA/USP).

(3) VIANNA, M.D.A. “Mulheres, crise climática e COP27: O protagonismo feminino sob a lente da justiça climática”. In: Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, Ano 19, Número 40, Set./Dez. 2022.

Qual estudo do INCT está envolvido?

Atuo no Eixo de Comunicação, que é transversal a todos os eixos do INCT de Combate à Fome e à Insegurança Alimentar, apoiando na elaboração e implementação do Plano Estratégico de Comunicação do projeto.

O que o INCT representa para mim?

O combate à fome e à insegurança alimentar frente à emergência climática é urgente no Brasil e no mundo. É uma honra e um privilégio poder contribuir com este projeto INCT, que reúne pesquisadores de ponta aptos a encontrar saídas, propor soluções concretas, baseadas em conhecimento científico e ancestral, e influenciar na elaboração de políticas públicas capazes de endereçar essas questões como política de Estado, não de governos. A comunicação é chave neste processo, e estou animada em oferecer os conhecimentos adquiridos ao longo de 30 anos de experiência para contribuir na difusão científica e nos processos de sensibilização de corações e mentes para a mudança rumo a uma sociedade de baixo carbono, mais justa, sustentável e inclusiva, sem deixar ninguém para trás.