Compartilhamos nossos estudos e descobertas para engajar a sociedade e promover a conscientização sobre o direito humano à segurança alimentar no Brasil.
Segundo Dirce Marchioni, desigualdades estruturais e dependência em sistemas agroalimentares intensificam a insegurança alimentar.
Rádio USP FM – Jornal da USP no Ar – Atualidades
Data da entrevista: 11/03/2025
No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o indígena da etnia Tremembé, Mateus de Castro Ferreira, mais conhecido como Mateus Tremembé.
A etnia Tremembé vive no estado do Ceará.
Ele é videomaker e pesquisador do INCT/CNPq Combate à Fome – Eixo Comunicação.
Rádio USP FM – Programa Diversidade em Ciência
Data da entrevista: 18/11/2024
No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Antônio Mauro Saraiva, professor titular do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e doutor e livre-docente em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP, na área de Tecnologia da Informação no Agronegócio e Ambiente.
Ele foi premiado como Personalidade da Tecnologia da Agricultura pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, em 2011. E também recebeu o Prêmio da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão por sua contribuição para a área no Brasil.
Antônio Mauro Saraiva é pesquisador do INCT Combate à Fome e tem trabalhado a inteligência artificial para a organização dos dados sobre a fome no Brasil.
É, também, um dos coordenadores do Eixo Inteligência Artificial do projeto de Combate à Fome do INCT/CNPq.
Rádio USP FM – Programa Diversidade em Ciência
Data da entrevista: 29/05/2023
No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Margarida Maria Krohling Kunsch, professora emérita e pesquisadora da Escola de Comunicações e Artes da USP e professora titular, com doutorado em Ciências da Comunicação, fala do projeto INCT/CNPq de Combate à Fome.
Ela é coordenadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) e do Observatório de Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (SustenCOM), da ECA-USP.
É, também, coordenadora do Eixo Comunicação do projeto de Combate à Fome do INCT/CNPq.
Rádio USP FM – Programa Diversidade em Ciência
Data da entrevista: 26/06/2023
No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Dirce Maria Lobo Marchioni, professora associada (livre-docente) da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Dirce Marchioni é coordenadora geral do INCT/CNPq Combate à Fome, que tem proposta interdisciplinar pelos estudos da segurança alimentar.
Ela é pós-doutorada pela Fiocruz/Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca e pela Imperial College London.
Rádio USP FM – Programa Diversidade em Ciência
Data da entrevista: 07/07/2023
No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista os educomunicadores Claudemir Viana e Patrícia Zimermann.
Claudemir Viana é professor doutor do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da USP. É líder do Grupo Epistemologia da Comunicação no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
Patrícia Zimermann, que é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP e vice-líder do Observatório de Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (SustenCOM). Ela está fazendo estágio doutoral na Universidade Técnica de Delft (Technische Universiteit Delft), na Holanda.
Rádio USP FM – Programa Diversidade em Ciência
Data da entrevista: 19/09/2023
No Programa Jornal da USP no Ar Primeira Edição, Profa. Dirce Marchioni, fala a respeito do primeiro evento do INCT Combate à Fome:
Para garantir segurança alimentar à população são necessárias mudanças estruturais
Rádio USP 93,7 FM SP – 107,9 FM RP
Data da entrevista: 30/11/2023
O programa Pauta 1 – Sagres TV – entrevistou a Professora Dirce Marchioni, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Combate à Fome USP.
Segundo dados do IBGE, 27,6% dos domicílios brasileiros convivem com algum tipo de insegurança alimentar, e as regiões Norte e Nordeste enfrentam as situações mais críticas. Em Goiás, 850 mil goianos fazem apenas uma ou nenhuma refeição por dia.
A insegurança alimentar no Brasil é um problema complexo e multifacetado. Há três níveis de insegurança alimentar: leve, moderada e grave, que impactam milhões de brasileiros diariamente. A maior proporção da fome está na zona rural, onde as condições de vida são mais adversas. O programa discute as causas dessa situação, desde a produção agrícola voltada para exportação até a histórica concentração de terra e renda no país.
Sagres TV – Pauta 1 #42
Mais: www.sagresonline.com.br
Data da entrevista: 18/06/2024
INCT Combate à Fome: pesquisas e soluções para a promoção do direito à segurança alimentar no Brasil.
INCT Combate à Fome | Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.