Adriana Salay

Adriana Salay

Eixo: Políticas Públicas
Cargo: Professora Doutora
Universidade de São Paulo, Departamento de História

Professora de História do Brasil República do Departamento de História da USP. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo com período sanduíche na Universidade da Califórnia Riverside. Pesquisa temas relacionados à fome, saúde pública, políticas públicas, alimentação e resposta à pandemia da covid-19. É vice-presidente do projeto Quebrada Alimentada, que promove assistência alimentar direta e co-autora do livro Fome e Assistência Alimentar na Pandemia.

(1) LEME, Adriana Salay. Josué de Castro e as metamorfoses da fome no Brasil, 1932-1946. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 28, p. 1115-1135, 2021.

(2) LEME, Adriana Salay; RIBEIRO JUNIOR, J. R. S.; BLANCO, L. F. ; ANTIPON, L. C. Fome e assistência alimentar na pandemia. 1. ed. São Paulo: Sefras, 2022. v. 1. 122p.

Qual estudo do INCT está envolvido?

Cozinha Coletiva em Comunidades Vulnerabilizadas de São Paulo: a Iniciativa na Ocupação Jardim Julieta.

O que o INCT representa para mim?

O INCT Combate à Fome representa uma oportunidade única para o desenvolvimento de pesquisas e atividades verdadeiramente interdisciplinares, promovendo a integração de diferentes áreas do conhecimento e aproveitando a expertise específica de cada uma.