É com esse propósito que nasce a Radio.Me, uma rádio web internacional que conecta os países e territórios falantes da língua portuguesa por meio da comunicação, da educação e da divulgação científica.
O projeto é fruto de uma parceria entre o Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP e a Escola Doutoral da Universidade de São José, em Macau (China), liderado pelos pesquisadores do Eixo Comunicação do INCT, Ricardo Alexino Ferreira (ECA-USP) e Adérito Fernandes Marcos (USJ). A rádio tem como objetivo a difusão e divulgação científicas voltados para segurança alimentar e ações de combate à fome, resgate de saberes e culturas de comunidades tradicionais, sistemas alimentares, envolvendo pesquisas científicas, estudos, ações, eventos etc.
A Radio.Me tem transmissão 24 horas por dia, reunindo conteúdos produzidos de forma colaborativa em polos espalhados pelo Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Macau e Goa, sempre respeitando as identidades culturais e linguísticas locais.
A rádio tem como objetivo a difusão e divulgação científicas voltados para segurança alimentar e ações de combate à fome, resgate de saberes e culturas de comunidades tradicionais, sistemas alimentares, envolvendo pesquisas científicas, estudos, ações, eventos etc.
Por meio de entrevistas, radionovelas, programas musicais, aulas sonoras e reportagens, a rádio valoriza as memórias, as culturas, os saberes e a produção científica dos povos de língua portuguesa. É também um espaço aberto para universidades, movimentos sociais e centros de pesquisa, como o INCT Combate à Fome, ampliarem suas vozes.
O projeto conta, inicialmente, com apoio da Fundação Macau e parcerias com o Instituto de Artes da Unicamp (Brasil) e a Universidade Católica Portuguesa, em Braga.
Acesse a programação clicando aqui e acesse o artigo completo no Jornal da USP.
E, se quiser enviar conteúdos, escreva para: [email protected] (assunto: RADIO.ME)

