Carlos Eduardo de Freitas Vian

Carlos Eduardo de Freitas Vian

Eixo: Cadeias de Valor
Cargo: Professor Doutor II
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP)

Carlos Eduardo de Freitas Vian concluiu o Doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas em 2002, com área de concentração em Análise e Elaboração de Políticas Públicas. É Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e graduado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1989). Atualmente exerce o cargo de Professor Doutor II junto ao Departamento de Economia Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiróz” da Universidade de São Paulo (ESALQ USP). Tem se dedicado a projetos de pesquisa sobre a agroindústria canavieira, produção e comercialização de orgânicos, turismo rural, desenvolvimento econômico e social, certificação no agronegócio, inovação e perdas e desperdício de alimentos.

(1) SILVA, R. P. ; VIAN, CARLOS EDUARDO FREITAS . PADRÕES DE MODERNIZAÇÃO NA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA EM 2006. Revista de Economia Aplicada, v. 25, p. 33-64, 2021.

(2) VIAN, CARLOS EDUARDO FREITAS; LOBO, G. D. ; MONTEIRO, D. M. S. ; MIRANDA, Silvia Helena Galvão de ; MEIRA, A. M. ; POETA, P. T. . Diagnóstico do desperdício alimentar num restaurante universitário. Revista de Ciências Agrárias, v. 43, p. 106-117, 2020.

(3) BINI, DIENICE ANA ; MIRANDA, SÍLVIA HELENA GALVÃO DE ; PINTO, LUÍS FERNANDO GUEDES ; VIAN, CARLOS EDUARDO DE FREITAS ; AMARAL, LUIZ FERNANDO DO . A relação entre a responsabilidade social e ambiental e a performance financeira na produção agropecuária: o caso da política de crédito de uma instituição financeira. Revista de economia e sociologia rural, v. 58, p. 1/19-19/19, 2020.

Qual estudo do INCT está envolvido?

Estudo sobre perdas e desperdício de alimentos em Piracicaba.

O que o INCT representa para mim?

Uma oportunidade de contribuir com a pesquisa e a elaboração de políticas públicas sobre o tema.