Isabella Parisotto Simon

Isabella Parisotto Simon

Eixo: Saúde e Nutrição
Cargo: Mestranda
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências/ICBS

Sou bióloga licenciada e mestranda, com pesquisa focada na Memória Biocultural e em abordagens educacionais sensíveis à diversidade sociocultural. Atualmente trabalho com suporte a estudantes de inclusão.

(1) SIMON, ISABELLA P.; HOFFMANN, Marilisa Bialvo . Plantando as Sementes da Retomada: diálogos entre a memória biocultural Kaingang e o ensino de ciências. ARETÉ (MANAUS), v. 23, p. 1-19, 2024.

(2) SIMON, ISABELLA P.; SCHUMACHER, Raul G. . Impacto das ações antropogênicas nos biomas brasileiros. In: Luciane Uberti. (Org.). Docência e Transgressão III: planejar para lutar. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2024, v. , p. 389-402.

Qual estudo do INCT está envolvido?

Fortalecimento do manejo sustentável e a conservação da sociobiodiversidade por meio de ações transversais voltadas à segurança alimentar e nutricional, através das oficinas e construção do livro de memórias e receitas quilombolas, com comunidades de Goiás e Rio Grande do Sul.

O que o INCT representa para mim?

Participar do INCT Combate à Fome é uma oportunidade única de fortalecer minha formação como pesquisadora comprometida com a transformação social e com a promoção da justiça alimentar e nutricional. Estar junto ao eixo Saúde e Nutrição me permite vivenciar, na prática, a articulação entre saberes acadêmicos e populares, por meio de um diálogo horizontal com comunidades quilombolas e outros territórios tradicionais. O INCT representa, para mim, um espaço de aprendizado coletivo, interdisciplinaridade e engajamento político, onde é possível contribuir para a construção de caminhos mais justos e sustentáveis no enfrentamento à fome e às desigualdades sociais.