Marilisa Bialvo Hoffmann

Marilisa Bialvo Hoffmann

Eixo: Saúde e Nutrição
Cargo: Docente
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Ensino e Currículo

Professora adjunta do Departamento de Ensino e Currículo/Faculdade de Educação (FACED) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Ciências Biológicas (URI), Mestra e Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

(1) SIMON, I. P. ; HOFFMANN, MARILISA BIALVO . Plantando as Sementes da Retomada: diálogos entre a memória biocultural Kaingang e o ensino de ciências. ARETÉ (MANAUS), v. 23, p. 1-19, 2024.

(2) KATO, D. ; COLOMBO, D. C. S. ; HOFFMANN, Marilisa Bialvo. Diálogos Interculturais entre Conhecimentos Tradicionais e Conhecimentos Científicos em uma Comunidade Geraizeira: um olhar Freiriano na licenciatura em Educação do campo. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 1, p. e33693, 2021.

Qual estudo do INCT está envolvido?

Fortalecimento do manejo sustentável e a conservação da sociobiodiversidade por meio de ações transversais voltadas à segurança alimentar e nutricional, através das oficinas e construção do livro de memórias e receitas quilombolas, com comunidades de Goiás e Rio Grande do Sul.

O que o INCT representa para mim?

Integrar a equipe do eixo Saúde e Nutrição do INCT Combate à Fome representa, para mim, a possibilidade de ampliar e aprofundar o compromisso ético, político e científico com a promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional, especialmente junto às comunidades quilombolas. O INCT é um espaço coletivo de construção de conhecimento crítico, dialógico e engajado com as realidades dos territórios, e nele vejo uma oportunidade potente de articular pesquisa, extensão e formação comprometidas com a justiça social e o direito humano à alimentação adequada.