Mayara Regina Araújo dos Santos

Mayara Regina Araújo dos Santos

Eixo: Cadeias de Valor
Cargo: Pesquisadora (doutoranda)
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP)

Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Mestra em Ciências, na área de concentração em Ecologia Aplicada pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada (PPGI-EA). Atualmente sou doutoranda do PPGI-EA dentro da linha de pesquisa de Ambiente e Sociedade, na área de Sociedade e Conservação, atuando com a temática de segurança e soberania alimentar em Terra Indígena Xavante, além da questão do território. Atuei no Grupo de Trabalho USP Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome, e atualmente componho o INCT Combate à Fome.

(1) Projeto de extensão “Saúde Xavante: Direito Humano ao Saneamento na Prática” (FASE 1 e 2) – implementação e aprimoramento do acesso à água limpa e de qualidade e ao saneamento básico na Aldeia Etenhiritipá através de mutirões comunitários e oficinas prático-teóricas.

(2) Publicação: DOS SANTOS, M. R. A.; GARAVELLO, M. E. P. E.; REICHARDT, F. V. Práticas alimentares Xavante: não soberania e insegurança alimentar. GUAJU – REVISTA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL, v. 6, p. 28-46, 2021.

Qual estudo do INCT está envolvido?

Dentro do Eixo ”Cadeias de Valor” estou trabalhando em meu projeto de doutorado que pretende compreender, em termos materiais e simbólicos, o território Xavante da aldeia Etenhiritipá, Terra Indígena Pimentel Barbosa, no estado do Mato Grosso. A partir disso, discutir possibilidades de fortalecimento do vínculo com o território em um processo de territorialização, baseado nas práticas alimentares consideradas tradicionais, como meio de promover a autonomia, alteridade, segurança e soberania alimentar do grupo.

O que o INCT representa para mim?

Representa uma oportunidade de trabalhar com pesquisadoras e pesquisadores de diversas áreas, dialogando, somando e aprendendo sobre os vários estudos envolvidos, além de enriquecer o meu projeto de doutorado. O conhecimento, assim como as ações para a resolução das diversas problemáticas associadas ao combate à fome, só podem ser construídos em conjunto.