Patricia Angélica Alves Marques

Patricia Angélica Alves Marques

Eixo: Inteligência Artificial
Cargo: Professora associada
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP)

Possui graduação em Engenharia Agronômica, Mestrado e Doutorado em Irrigação e Drenagem pela ESALQ. Atualmente é Prof Associada (INCT-EI e LEB/ESALQ/USP), foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação PPGESA, Presidente da Comissão Pós-Graduação da Esalq (CPG) e é atualmente chefe do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq (LEB). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Softwares e modelos para Engenharia de Água no Solo e Manejo da Irrigação, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem, inteligênica artificial aplicada a decisões agrícolas, manejo de irrigação, recursos hídricos, engenharia de água e solo, viabilidade econômica da irrigação e plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Já publicou 75 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 142 trabalhos apresentados em conferências nacionais e internacionais da área. Já orientou 1 Pós-Doc, 9 teses de Doutorado; 13 dissertações de Mestrado, 26 trabalhos de conclusão de curso de graduação e 38 alunos de iniciação científica.

(1) Deep learning for identification of water deficits in sugarcane based on thermal images

(2) Artificial intelligence for agricultural drought monitoring based on soil moisture and crop yield under change

Qual estudo do INCT está envolvido?

Manejo de água na agricultura. Envolvendo análise de risco, tomada de decisão, produtividade, clima e viabilidade técnico econômica aliadas a sustentabilidade social e ambiental.

O que o INCT representa para mim?

Oportunidade de utilizar as técnicas e teorias da ciência aplicadas a melhoria da sociedade e mitigação da fome por meio de produtividade e sustentabilidade.