Oficina do Panela Aberta na Feira de Reforma Agrária mobiliza educadores, nutricionistas e movimentos sociais em defesa da soberania alimentar e de escolhas alimentares mais saudáveis e conscientes.
O Panela Aberta, projeto parceiro do INCT Combate à Fome, marcou presença na 5ª Edição da Feira Nacional da Reforma Agrária, promovida pelo MST, com a realização da oficina “A Classificação Nova dos Alimentos”.
A atividade teve como objetivo estimular a reflexão crítica sobre as escolhas alimentares, valorizando alimentos in natura e minimamente processados, em consonância com os princípios da alimentação adequada e saudável.
A oficina destacou a soberania alimentar e reafirmou a alimentação como um direito humano, reunindo educadores, militantes, nutricionistas e demais interessados para um diálogo qualificado e uma construção coletiva em defesa de sistemas alimentares mais justos e sustentáveis.
O Panela Aberta é um projeto de extensão da UNIFESP, criado em 2018 pelas Professoras Semíramis Domene e Maria Laura Louzada, que realiza ações de Educação Alimentar e Nutricional com base no Guia Alimentar para a População Brasileira. A Professora Semíramis é também coordenadora do Eixo Saúde e Nutrição do INCT Combate à Fome.